"Seu propósito define quem você é"
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Comunicação é a base de tudo…

Salve galera!!!

 

Se tem algo que me apaixona é a comunicação. Seja ela no formato de culturas, línguas, na parte empresarial, gírias e em todos os outros tipos que existe.
Na busca de ganhar um maior conhecimento nesta área, no mês de Julho fiz um curso de férias na escola ESPM sobre a “Gestão Estratégica da Comunicação Corporativa”.

O propósito com esse curso era entender melhor este cenário que está em uma constante mudança e saber como poderia criar estratégias de interação entre setores das empresas.

Segue então um resumo do que aprendi, veja os tópicos:

  • Cenário e Tendências
  • Objetivo e Planejamento deste tipo de Gestão
  • Conclusão pessoal

 


Cenário e Tendências…

Inicialmente aprendi neste curso que existe alguns pontos que define a Comunicação como Estratégica:

  1. Tratamento processual da comunicação
  2. Inserção na cadeia decisória
  3. Gestão dos relacionamentos com os atores sociais
  4. Uso sistemático de planejamento
  5. Monitoramento de desempenho e da contribuição para os resultados organizacionais

E como qualquer processo de gestão é muito importante começar aplicando o método PDCA para alinhar todos esses fatores.

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Para aplicar essa cultura dentro de uma empresa é importante a conexão que a empresa percebe  entre o ( Mercado e o Ambiente Interno). A comunicação que interage com o cliente interno “funcionários” e os clientes externos “o cliente final” devem estar alinhadas para que não haja ruídos. Muitas empresas não estão aceitando esse novo momento de transição. Ainda querem trabalhar com culturas antigas, modelos engessados, formas centralizadoras de gerir equipes e pouco espaço para a inovação.

Atualmente não existe um caminho claro e reto para o crescimento da empresa, a tendência é que este cenário mude cada vez mais.
Está frase diz muito a respeito de profissionais que trabalham na parte de comunicação e buscam inovações e melhorias com seus superiores. Mas existe uma forte resistência por parte da gerência em aceitar mudanças.  “Pesquisa feita em uma universidade britânica informa que 70% do perfil de gestores são de psicopatas.”

Hoje até as grandes caem, não têm mais espaço para amadorismo ou comunicação errada.
Na era que estamos as grandes empresas de TECNOLOGIA atropelaram as gigantes do mercado tradicional.

mudunca → Mude seu Mindset, aceite esse desafio do novo!!!

Mas nem tudo está perdido, essa mesma pesquisa que aponta problemas na comunicação também informa que profissionais deste seguimento estão satisfeitos com seu trabalho.

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Existe vários formatos para começar essas mudanças na parte de comunicação dentro de uma empresa, por exemplo:

→ Estratégia: competição no limiar do caos que consiste em cinco princípios:

  1. Improvisação
  2. Coadaptação
  3. Regeneração
  4. Experimentação
  5. Controle do Tempo 

No limiar é onde os sistemas se auto-organizam para criar comportamentos vibrantes, adaptativos e complexos. O limiar é onde as pessoas inovam com adaptação e executam sistematicamente.

No meu ponto de vista um dos melhores formatos de estratégia para atender o cenário de comunicação é a “Comunicação Integrada”.
→ Seria a união entre : Comunicação Institucional → Comunicação Interna → Comunicação Administrativa → Comunicação Mercadológica.

Meu objetivo não é comentar sobre todos os tipos de comunicação, até por que daria um post para cada um. Mas pelo que aprendi no curso e até por vivenciar dia a dia nos ambientes de trabalho que já passei a comunicação mais importante e mais difícil de se aplicar é a Interna.


Desafios da comunicação interna
Mais do que vislumbrar um conjunto de técnicas e prescrições, a Comunicação Interna implica em compreender as interações, as trocas simbólicas que se desenvolvem a partir de pensamentos e palavras, atos e sentimentos, em espaços e projetos coletivos, portanto em espaços sociais.


Gostaria de terminar este tópico ressaltando a grande presença das mulheres na área de comunicação. Veja no quadro abaixo dados de uma pesquisa feita sobre os Desafios dos profissionais  de Comunicação Corporativa que foi realizada entre os dias 28 de Março e 15 de Abril de 2016, com a base de associados da ABERJE e da Mega Brasil.

mulheres

Parabéns Mulheres pelo destaque nesta área tão importante \o/



Objetivo e Planejamento deste tipo de Gestão…

 

Podemos começar com uma pergunta muito importante O que é imprescindível no planejamento?

  • O que quero comunicar? o que quero falar;
  • Com que intenção? qual o objetivo?
  • Para quem? para quais públicos?
  • Utilizando qual meio? quais ações de comunicação vou realizar para isso.
  • Que metas quero atingir? Como vou medir os resultados? quais indicadores?

Objetivos possíveis com esse planejamento : 

  1. Criar Consciência
  2. Chamar Atenção
  3. Despertar Interesse
  4. Propiciar conhecimento
  5. Promover Identificação
  6. Criar Expectativa
  7. Criar Desejo
  8. Garantir Preferência
  9. Lavar à Decisão
  10. Promover a Ação
  11. Conseguir e manter a Satisfação
  12. Suscitar Interação
  13. Garantir a Fidelização
  14. Levar à Disseminação, ao Boca-a-Boca

*fonte: Prof. Dr. Mitsuru Higuchi Yanaze

Além de planejar devemos saber como medir todos esses resultados obtidos. Verificar o impacto através de indicadores e metas. Outra ferramenta muito utilizada em  qualquer processo de gestão é o “Plano de Ação 5W 2H”.

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Conclusão pessoal…

É preciso buscar a coerência entre a estratégia do que se fala → com o quê se aplica.

As vezes as maiores respostas podem estar em um café, almoço, ou até em um bate papo que antecede uma reunião. A criatividade na maneira de se comunicar e enxergar novas possibilidades pode agregar muito em um ambiente tão competitivo que vivemos.
As empresas sofrem muitas dificuldades em ter rupturas na sua forma de trabalhar.

Veja você amigo leitor que tipo de profissional vai cuidar da parte de comunicação da sua empresa? Como vai ser feita e trabalhada a cultura dentro da sua organização? E o principal, como passar tudo isso para o seu cliente???

“Todos nós queremos saber de verdade qual é a intenção? Qual é o propósito?”


Ter uma fala articulada com todos os locutores, faz o processo ficar integrado.

Desde já agradeço todo o conhecimento obtido com a professora “Rosâgela Florczak”. Todas as aulas com uma ótima dinâmica e conteúdo muito atualizado. O que postei foi só um pequeno resumo do grande conhecimento que este curso me proporcionou.

Finalizo este post com 3 frases importantes para a reflexão de quem deseja aplicar a Comunicação Corporativa.


“Nas relações é onde mais está focada a comunicação.”

 “Quem não tem dados, não consegue interferir na realidade.”

“Mais do que informação, eu tenho que levar minha intenção”.


Desejo para todos que pretendem seguir esse caminho mais longo e difícil… Um belo planejamento e um ótima comunicação.. Até breve !!! 😉

Henrique Bueno

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1 Comentário

  1. Parabéns pela bela síntese do curso! Adequada, precisa e funcional!
    Um abraço

    Rosângela Florczak

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