"Seu propósito define quem você é"
maos

“Empatia – Não se feche, abra-se para o mundo”

Antes de chegar no tema do post, vamos contar alguns fatos…

Bom, estamos vivenciando a era da informação (também conhecida como era digital ou era tecnológica). Ao meu ver um tempo de muitas oportunidades e grandes desafios .

Para sobreviver e prosperar nos dias de hoje é preciso ter muitas características, vou citar uma que eu tenho e me ajuda muito, a curiosidade. Busco sempre conhecer novas cidades, pessoas, comidas, estudos, artes, esportes entre outros prazeres que a vida oferece. Tento vivenciar aquele novo momento e estar presente em todos os detalhes. Fazer isso não é uma tarefa fácil, até por que existe várias distrações ao nosso redor. E a probabilidade de sair do FOCO é alta.

Mas o objetivo de trazer a curiosidade como exemplo é principalmente para conhecer novas pessoas ou até se identificar com as que já conhece. Esse detalhe é bem pertinente ao tema de hoje, até por que o objetivo é dar dicas de como se colocar no lugar da outra pessoa…

Agora ficou fácil né???  
Como está escrito no título do post, o tema de hoje é “Empatia“.

Veja os tópicos deste post :

  • Julgar o próximo
  • O poder da palavra

Julgar o próximo…

julgar

Já se sentiu perseguido ou não compreendido? São vários sentimentos que passam pela nossa cabeça no dia a dia. Seja no trabalho, casa, faculdade, escola, cursos, mercado, na rua e em qualquer lugar você possa encontrar aquele famoso “Dedo apontado” julgando suas atitudes, sua roupa, sua filosofia de vida, etc.

Comecei a escrever este post falando da era que estamos, como a informação está de fácil acesso para todos, não existe muita dificuldade em julgar o próximo. Falando em tecnologia/informação o Facebook é um exemplo… É um canal para compartilhar informações com amigos, conhecidos, familiares. Mas também é local de extrema exposição, onde ser julgado é algo muito comum. O problema não é receber comentários. Até por que o objetivo não é se prender numa jaula e não falar com ninguém. Mas julgar por julgar é algo que tem se tornado tão natural e ao mesmo tempo sem nexo, aquele sentimento de tentar atingir a outra pessoa muitas vezes por motivos fúteis.

Empatia é a capacidade psicológica de você analisar uma determinada situação e colocar-se no lugar antes de fazer um tal julgamento, ou seja, tentar compreender sentimentos e emoções da outra pessoa. Antes de julgar, tente pensar e comentar algo com o objetivo de descontrair, agregar valor ou entender a situação.

Cuidado!!!
Algo que faz quebrar totalmente a empatia é o EGO. Isso mesmo, as pessoas tem medo ou receio de serem vistas como elas são de verdade. Tudo por questão de status, dinheiro, posição profissional ou social. Perdoar está se tornando algo cada vez mais raro de acontecer, pois se o Ego está acima de tudo, não existe espaço para empatia. Fica aquela luta de quem resiste mais ou quem tem o MAIOR EGO.

ego

Falando ainda em julgar o próximo, nas vendas algo muito natural é o vendedor não ter empatia com o cliente. Normalmente são atitudes de vendedores que não buscam qualificação, treinamentos e se acomodam facilmente. Veja alguns exemplos de atendimento com esse comportamento errado:

Exemplo 1 – Vendedor fala pra si mesmo: Olha só, lá vem mais um que só vai olhar e não vai comprar. Dá pra ver só pelo carro que ele chegou.

Isso é muito comum, até por que o vendedor não se colocou no lugar do cliente que pode estar com um carro mais antigo para trabalhar ou não se vê com a necessidade de comprar um carro melhor. Isso é questão de escolha e gosto. E o principal são questões que “dizem respeito ao cliente, e não ao vendedor.”

Exemplo 2 – Vendedor fala para o cliente: Deseja comprar? Se quiser posso parcelar em até 5 vezes.

Não julgue o bolso do cliente, comparando com o seu. Esse exemplo é quando você antecipa de maneira errada uma pergunta ao cliente. Com certeza em alguns momentos de objeção, é preciso fazer essa pergunta para focar no fechamento da venda. Mas para este caso em específico, gostaria de trazer o exemplo do vendedor que não teve empatia com o cliente.
“Não é o que você fala, mas como e o momento que você fala.”

Posso citar vários casos aqui, mas o objetivo era mostrar que a falta de empatia está virando quase uma doença cronica nas pessoas. Se não for tratada, cada um vai morrer com a sua própria verdade…
As vezes podendo ser uma grande mentira…

Vou indicar um vídeo que se tornou um ícone de um programa de TV e virou até filme. Primeira vez que assisti faz uns 8 anos atrás… Era um ótimo remédio para momentos ruins, como por exemplo em situações que:

  • Eu não acreditava mais nos meus sonhos.
  • Quando alguém achava que eu não era capaz de fazer tal feito.
  • Quando eu colocava desculpas para os meus fracassos.

Peço a sua gentileza de assistir este vídeo, e se você já viu.. olhe novamente…
Vamos todos entrar neste mesmo clima… Sinta a energia desta história: 

A história de Paul Potts foi um sucesso por vários motivos. Mas o que me marca neste vídeo é o olhar das pessoas para o Paul como se ele fosse uma pessoa incapaz de “cantar opera“. Ele surpreendeu todos que estavam aguardando o seu momento de apresentação. O fator surpresa foi determinante, mas se alguém naquela platéia ou no juri acreditasse um pouco mais em Paul, talvez a surpresa não fosse tão forte.

“Faça o bem e não julgue os outros, mas sim auxilie as pessoas… Se alguém em sua concepção estiver indo por um caminho errado, guie o mesmo para onde pode ser melhor… Lembre-se que pode ser você no lugar daquela pessoa… Se você não sabe o que falar, não fale nada… Guarde aquelas informações para refletir em um outro momento… Use a empatia para se colocar no lugar de outras pessoa…” – Henrique Bueno

Continue lendo o post… vou dar algumas dicas agora 😉


 

O poder da palavra …

Eu acredito sim que as palavras tem o poder de transformar, mas com certeza atitudes mudam o mundo…Perceba em meus posts que gosto muito de palavras de poder. Assim como já escrevi sobre a Energia do Entusiasmo e sua força transformadora (para saber mais clique —-> aqui), a força que a Empatia tem também é algo muito forte.
Então … “Não se feche, abra-se para o mundo”.

Segue algumas dicas para ter mais empatia no seu dia a dia:

  • Respire mais…
    Só falar e não pensar não adianta. Quantas situações você poderia dar uma respirada antes de agir? As pessoas estão cada vez mais ansiosas e respirando menos. Isso faz que a precipitação atrapalhe todo o contexto de uma história. Uma outra dica é fazer mais exercícios, melhora seu corpo, mente e sua respiração.
  • Seja curioso…
    Já citei no começo do post, mas é importante destacar aqui também a curiosidade. Busque sempre novas alternativas, leia muito e aprenda com os outros. Deixe o EGO de lado.. Lembre-se que você não é melhor do que ninguém, mas pode sempre ser uma cópia melhorada de si mesmo.
  • Olhe nos olhos das pessoas…
    Você já notou como passa uma segurança ao falar com alguém que te “escuta pelos olhos”. Quando eu uso essa expressão é para deixar claro que a outra pessoa está totalmente presente para te ouvir. Para mim isso é um grande sinal de respeito e de se mostrar interessado pelo assunto da outra pessoa. Usei essa expressão pois muitas vezes não precisamos falar nada, um olhar diz tudo.
  • Escute antes de falar…
    Escute a opinião alheia, para que a sua opinião possa ter valor. Veja que a empatia está totalmente ligado aos nossos sentidos. Escute mais e aprenda mais de boca fechada…
  • Se espelhe nas pessoas…
    Meu parceiro da V&N – Deivid $iqueira trouxe no post “A arte de inspirar” referências de pessoas que podemos se espelhar em ídolos (Veja mais sobre o post clicando —–> aqui).
    Para mim essa é a melhor dica sobre a Empatia, o poder que ela tem de te ajudar a se espelhar em pessoas que você admira, se colocar no lugar delas e aprender como elas chegaram em um resultado.
    Aprenda mais com quem você admira 😉

Chegamos ao fim de mais um post, e neste post fiquei com aquele sentimento de “quero mais”. Isso mesmo, aquele pensamento de que poderia ter compartilhado algo a mais. Até por esse motivo vou indicar mais alguns materiais sobre Empatia :

Entre no site “papodehomem.com.br” neste link ———— >   Exercícios de empatia
E continue lendo mais a respeito ainda neste outro link ——–> Mais Exercícios de empatia
Outra dica é o filme – Sentidos do amor “Perfect Sense”, achei muito bom para entender a outra pessoa. Assista e tire você sua própria conclusão. Espetáculo de filme.

Agora sim… A V&N se despende, mas volta semana que vem \o/ …

Nunca esqueça dessa frase rápida e certeira, logo abaixo:

empatiageraempatia

Forte abraço, Henrique Bueno…  😉

Henrique Bueno

Crisematria0902116 - Copia

Deixe uma resposta