"Seu propósito define quem você é"
20150904_55e9f3e8a7eac

Talento descubra o seu

Muitas pessoas não conseguem descobrir seus talentos e passam a vida toda sem saber qual é o seu verdadeiro dom. Isto é muito mais comum do que podemos imaginar, pois vai dizer que você nunca achou que todo mundo é bom em algo e você não?

Estes dias mesmo em conversa com um amigo de trabalho me disse que não era bom em nenhum esporte, em nada, nem peteca e que já havia tentado de tudo, mas foi aí que me veio a inspiração para este post, pois este meu colega é uma das pessoas mais inteligentes que conheço e com certeza sabe aproveitar os talentos que possui de forma muito brilhante, mas claro que não é no esporte (risos).

Recentemente li uma matéria muito interessante que trazia a diferença de talento e dom que pra mim até então era tudo a mesma coisa, mas esta distinção me chamou a atenção: Dom é uma palavra que vem do latim donu. Significa dádiva, presente. O dom, é uma capacidade especial inata. Em resumo dom é uma predisposição que pode nascer com você, onde é muito comum em artistas, quando você ouve a mãe de um gênio dizendo que ele era assim desde pequenino.

Já o talento pode ser desenvolvido ao longo da vida com uma bela dose de treino diário, muito comum em atletas, exemplos não nos faltam: Michael Jordan, Oscar Schmidt, Senna, Pelé.
Você deve estar se perguntando, mas estes monstros não tinham dons? Claro que sim, mas desenvolveram seus talentos e para isso suaram a camiseta, pois um dom sem treino e esforço acaba sendo um talento desperdiçado.(confuso né! é assim mesmo, hehe).

Já que somos o país do futebol vamos dar um exemplo deste esporte: quantos jogadores de futebol surgem diariamente com muito talento e acabam tendo uma carreira frustrada, acontece que na verdade estes atletas tinham um dom (uma predisposição para jogar futebol), só que não desenvolveram seus talentos que é feito através de muito esforço.

Veja o que Michael Jordan acha disto:

689d5-mj

Nosso grande ídolo Ayrton Senna (que já referenciei aqui na V&N no post a arte de se inspirar) é até um clichê falar dele quando se trata de talento, mas que se dane não é mesmo, o cara era obstinado e tinha o dom da ousadia, via em cada segundo uma oportunidade de arriscar e fazer diferente dos seus adversários, nasceu com isto, mas o mesmo tempo estudava cada centímetro da pista, conhecia todos os barulhos do motor, conhecia tudo sobre seu carro e sobre os adversários, mantinha 100% de condicionamento físico e não contava apenas com seu dom e desenvolvia seus talentos dia após dia.

Ayrton Senna, com apenas uma marcha, vence o GP Brasil de F1

O que quero sintetizar é que talento pode sim ser desenvolvido, basta descobrir suas vocações ou seus dons, todos nós temos dons, mas nem todos temos talentos porque há um preço chamado sacrifício.
Na minha profissão por exemplo (vendedor com muito orgulho 😉 ) talento é fundamental, mesmo que muitos especialistas defendem que vendas é apenas técnicas eu discordo plenamente, pois cada pessoa possui dons diferentes e como você explora e desenvolve é o que faz a diferença. Muita gente fracassa em vendas e não é por falta de esforço, mas sim por não possuir qualquer predisposição para trabalhar nesta área.

“Todos temos dons, mas nem todos temos talentos porque há um preço chamado sacrifício”.

Não existe uma só maneira de vender e você obterá sucesso lapidando seus maiores talentos. Segundo o livro Vendedor fora de série de Tony Rutigliano e Brian Brim existem 5 principais características que sobressaem em sua personalidade e formam seu perfil e você precisa descobrir quais são os seus.

Entre os talentos em vendas eles citam:

  • “adaptabilidade”,
  • “analítico” ,
  • “ativação”,
  • “empatia”,
  • “disciplina”,
  • “harmonia”,
  • “positivo”,
  • “restauração”
  • “significância”….

Caso venha a ler terá a oportunidade de fazer um teste através da página http://www.strengthsfinder.com/home.aspx 

“Talento x Investimento = Ponto Forte”

Bom era isso que queria trazer sobre talentos e espero que você tenha gostado e se não gostou não tem problema não, deixe seu comentário e vamos debater sobre este assunto, conto com seu feedback e sua visão sobre o que é talento e se já descobriu os seus. Também não deixe de voltar aqui na próxima semana que meu parceiro Henrique Bueno vai compartilhar mais conhecimento conosco, desejo a todos uma ótima percepção de seus dons e que possam ter persistência e sabedoria para desenvolver e transforma-los em talentos 😉

 

Deivid $iqueira

Deivid $iqueira

maos

2 Comentários

  1. Muito bom esse post me fez refletir sobre meus talentos e dons.e a diferença entre eles

  2. Muito bom Deivão! Assunto muito interessante e muito bem colocado por ti!

    Abraço!

Deixe uma resposta